Uma visão geral sobre Pernambuco

Pernambuco, nome de origem controversa. Alguns afirmam que o termo seria indígena e significado “buraco no mar”, já para outros seria a denominação de pau-brasil. Há ainda outras versões, como a hipótese de ser origem portuguesa: no início do século XVI, o Canal de Santa Cruz, era conhecido como “Boca de Fernão” e os índios possivelmente o chamavam de algo próximo a “Pernão Boca” ou “Pernambuka”, que teria dado origem ao nome Pernambuco.

Localizado na região Nordeste, Pernambuco é uma das 27 unidades federativas do Brasil, fazendo divisa com a Paraíba, o Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí e sendo banhado pelo oceano Atlântico. A capital, Recife, é sede da concentração mais rica e populosa do Norte-Nordeste.

Foi o primeiro núcleo econômico do Brasil, uma vez que se destacou na extração do pau-brasil e foi a primeira parte do país onde a cultura canavieira desenvolveu-se efetivamente.

O estado teve ativa participação em diversos episódios da história brasileira: foi palco das Batalhas dos Guararapes, combates decisivos na Insurreição Pernambucana e considerados a origem do Exército Brasileiro; e serviu de berço a movimentos de caráter nativista ou de ideais libertários, como a Guerra dos Mascates, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira. 

Em termos culturais, o estado pernambucano é berço de várias manifestações tradicionais, como o frevo e o maracatu, além de um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico. Na década de 1990, surgiu em Pernambuco o manguebeat, cujo maior expoente foi Chico Science.

Além de rico culturalmente, o estado conta com uma beleza natural que atrai milhares de turistas todos os anos.

 

 

São diversas atrações históricas, naturais e culturais. As principais localidades turísticas do estado são: Fernando de Noronha, Ipojuca, Tamandaré, Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá (Sol e Praia); Bonito, Bezerros e Petrolina (Ecoturismo e Aventura); Buíque (Arqueológico); Garanhuns, Gravatá e Triunfo (Serrano); Olinda, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru (Cultural); Vicência, Moreno, Carpina, Goiana e Nazaré da Mata (Rural); e Recife (Cultural, Sol e Praia, Negócios e Saúde).

O litoral de Pernambuco tem cerca de 187 km de extensão, entre praias e falésias, zonas urbanas e locais praticamente intocados. Faz divisa ao norte com a Paraíba e ao sul com Alagoas. Além do litoral continental, o estado possui o arquipélago de Fernando de Noronha.

No litoral sul, as praias mais procuradas são, dentre outras, Porto de Galinhas, Carneiros, Serrambi, Maracaípe, Muro Alto, Calhetas, Paiva e Ilha de Santo Aleixo.

As atrações turísticas do litoral norte também são muito relevantes. As praias mais procuradas são a Ilha de Itamaracá, a Ilhota da Coroa do Avião e a Praia de Maria Farinha.

Esperamos que tenham gostado de saber um pouco sobre nosso estado e fiquem de olho que em breve vem muitos posts legais aqui para vocês!

 

Fotos: reprodução Google

Fonte: http://www.pe.gov.br/conheca/historia/

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Pernambuco

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *